sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As Leis da Estatística na Infidelidade


Ser uma people's peerson tem muito que se lhe diga. É o mesmo que ter escrito na testa "Confessionário". É o mesmo que agarrar num Amigo pela mão, trazê-lo para casa, fazer um chá e conversar até caír. É o mesmo que viver através das histórias dos outros e estar sempre, sempre, sempre disponível para ouvir. É o mesmo que ter o telemóvel sempre ligado, não vá Fulana ou Sicrana precisar de desabafar a meio da noite.

Não é um lamento. É mais um agradecimento. Por partilharem comigo o que vos vai na Alma, por me pensarem digna, confiando-me os vossos segredos mais obscuros, por esperarem de mim conforto e sabedoria.

A minha casa estará sempre à vossa espera. O meu tempo será sempre vosso.

E ouvir-vos, pensar-vos, dá-me a excelente oportunidade e skill para poder imparcialmente apresentar aqui algumas conclusões. Posso dizer que descubro agora a verdadeira natureza humana, na 3ª pessoa. Este ano, o cosmos reuniu uma série de condicionalismos extraordinários, provocando ocorrências bizarras. Se não vejamos:

A) As Mulheres são o género mais infiél.

B) Os motivos que as levam a cometer infidelidade? Esses são conhecidos sobejamente:

1) um passado de comodismo, de insípido, de "não ofende nem deslumbra", de respeito, de companheirismo, de entreajuda, de anos atrás de anos atrás de anos, de Amor e a sua relação com o quotidiano

2) uma nova cara que desperta os adormecidos sabor, cor, movimento, face corada, coração veloz, olhar furtivo, insónia, borboletas no estômago, o Novo mesmo ali a tentá-las todos os dias, sms's loucas, palavras proibidas, o secretismo

3) serem independentes deles (dos novos e dos antigos) e poderem dar-se ao luxo de se sustentar, pelo que não têm de se condenar, como as suas Mães e Avós, a um futuro "assegurado"

C) Quanto mais ar de santinhas têm, mais tenebroso é o segredo que escondem.

D) Os "Homens para Casar" são os seus antigos. São perfeitos. Honestos. Inteligentes. Bonitos. Limpos. Íntegros.

E) Para que uma Mulher consiga sair da sua zona de conforto e ser infiél, tem mesmo de estar completamente, perdidamente, mortalmente atingida pela seta do Cúpido. Apaixonada.

F) A sua autocensura ainda funciona durante alguns meses, mas depois....

G) ...depois, os "Homens que as fazem Sonhar" são mestres nas artes súbtis da Sedução. São eles as novas Sereias do século XXI.

E reparem, dilectos leitores, parei na letra icónica.

Aquilo que mais desperta uma Mulher que se negava a uma vida vivida é a descoberta da sua sexualidade plena.

Não é por acaso que se diz que a Mulher atinge a sua plenitude aos 30. É na 3ª década que tudo acontece, que desejamos mais, que sabemos viver, que nos sentimos seguras e donas do nosso corpo, que sabemos aceitar que não comandamos sentimentos, nem tão pouco actos involuntários. Que somos maduras.

No universo do par cromosomático XX, nem tudo se resume à sexualidade. Para uma Mulher (normal), a sexualidade é comandada por um sentimento, pelo que essa Infidelidade é consequência da bendita Paixão.

Faz-me rir aquele estudo que "comprova" a balela que os Homens são infiéis porque no seu código genético (o qual ninguém tem culpa de herdar, porque ninguém pediu para nascer) mora um "telecomando" que os "obriga" a procurar outras parceiras.

Balelas. Música. Primeiro, estatísticamente falando, não acredito na heterogeneidade da amostra, pelo que não acredito na fidedignidade do resultado. Segundo, um homem (normal) infiél procura na Outra características que a Uma não tem. Seja desinibição, seja bom humor, seja inteligência, seja inocência, seja (desculpem a frontalidade) umas maminhas maiores, um rabiosque mais torneado ou none of the above. Ele procura novidade. Estímulo. Tanto quanto uma Mulher infiél. A única diferença é que o Homem infiél poderá não estar apaixonado. Notem, poderá. Hipotético.

Concluo, portanto, que andam todos a dormir na forma. As Mulheres que dizem que os homens é que são os infiiéis. Os Homens que não sabem que as Mulheres são suas semelhantes, cada vez mais, e portanto, podem tomar acções tipicamente masculinas, porque now they can. Homens e Mulheres que pensam que o casamento é indestrutível, que pensam que o Amor dura para sempre só por si.
Reparem, os traídos deixam espaço. Os traídos não se esforçam o suficiente. Os traídos não dão valor ao que têm a não ser quando perdem. Os traídos, por vezes, não têm culpa nenhuma. Simplesmente, homens e mulheres mudam dentro de uma relação e passam a desejar outros horizontes.

Homens e Mulheres Infiéis encontraram, isso sim, um espaço dentro de si e no universo da sua relação anterior, e as circunstâncias, as well as their nature, fizeram-nos mergulhar de cabeça.

Ninguém está livre de vir a cometer Infidelidade. Muitas destas Mulheres Infiéis são He-Man's autênticos no que toca a força de carácter, o sentido de justiça, a intelectualização das emoções.
Eu conheço-as. São modelos a seguir. Mas quando nos apaixonamos, tudo é colocado em causa, incluindo as nossas convicções inabaláveis sobre o nosso próprio carácter. Elas mentem, omitem, disfarçam e, acreditem, nem se reconhecem. Entram em crise. Obrigam-se a tomar decisões: ou o novo ou o antigo. Ou a Paixão ou o Amor. Perguntam-se constantemente "Mas porquê eu?", e dizem mal à sua sina.
Hoje, conhecendo as suas hsitórias, sei que os dois sentimentos grandiosos podem coexistir: amarem profundamente o antigo e estarem completamente apaixonadas pelo novo. E isto não acontece só com as sluts. É como vos digo, acontece também com a mais santa das mulheres.
O meu papel no meio disto tudo tem sido o de desconstruir os seus medos, colocar-lhes algum bom senso no sentido de pararem de se "violar" agindo com desonestidade para com o antigo a quem devem tanto e autocensurando-se como se estivessem a cometer um crime. E sim, se adultério é considerado crime hoje é só porque as leis ainda não se actualizaram. Como quando as mulheres ainda não podiam votar. E leis, toda a gente sabe que foram inventadas para proteger alguém. Tanto como o dinheiro foi inventado. E digo-vos, do fundo do meu coração, tudo o que é inventado para espartilhar, é anti-natural.
Não se pode legislar corações, sentimentos. Isso é um universo em constante mudança. Não faziam mais nada os senhores das leis que não passar todo o dia a rever as suas leis.

Aqui fica o meu profundo agradecimento aos Homens que têm o dom de despertar uma Mulher. E às Mulheres que têm o dom de ouvir as suas necessidades interiores e respeitar-se, acima de tudo.

Pérolas que aqui vos deixo. De quem acredita que Infidelidade começa no pensamento. De quem nunca foi infiél. Mas não sabe o que o futuro lhe reserva...e não diz, pelo menos, não sobre esta temática, "Desta água não beberei". Porque a estatística, essa mente sempre...


4 Paradigma(s) do Outro:

Anónimo disse...

Inese!

Já há muito que não espreitava aqui o teu cantinho. E que bela surpresa...AMEI este texto. Está muito bom mesmo!
Boa observadora, excelentes conselhos e uma escrita deliciosa!

Beijinhos e saudades

Diniz

Anónimo disse...

Inese!

Já há muito que não espreitava aqui o teu cantinho. E que bela surpresa...AMEI este texto. Está muito bom mesmo!
Boa observadora, excelentes conselhos e uma escrita deliciosa!

Beijinhos e saudades

Diniz

Anónimo disse...

Inese!

Já há muito que não espreitava aqui o teu cantinho. E que bela surpresa...AMEI este texto. Está muito bom mesmo!
Boa observadora, excelentes conselhos e uma escrita deliciosa!

Beijinhos e saudades

Diniz

Unknown disse...

Olá Inês

Ora aqui está um tema polémico para o qual não tenho uma opinião definitiva. Porque o coração tem razões que a própria razão desconhece, e porque cada caso é um caso (frases feitas, mas que neste caso se aplicam), uma traição nunca é justa. Para ninguém. Nem para quem traí, nem para quem é traído.