quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ida a Fátima


Não, não foi em peregrinação. Quem me conhece sabe bem que, apesar de muito católica, há coisas em que a minha enorme Fé não consegue acreditar. Sinto-me em Paz quando lá passo pelo Santuário. Sou capaz de acender velas e rezar para os outros. Sou capaz de assistir a uma missa, mas não reconheço o recinto como um passo acima de uma qualquer orada. Sinto-me em Paz, comove-me a solenidade do sítio e a devoção dos crentes. Comove mesmo. Há dias em que não consigo conter as lágrimas.


Mas a ida a Fátima foi a trabalho. Encontro de Auditores. Obrigatório (que é sempre meio caminho andado para me apetecer faltar). Cheguei e estavam ainda no coffee break do fórum para clientes que precedia o encontro. Começo a vislumbrar ao longe as caras das quais tanta falta sinto. Acenam-me, como quem me chama para perto de si. Entusiastas, perguntam-me como corre a minha vida, se estou feliz, se o trabalho novo corresponde às expectativas. Mas tudo o que eu quero saber é deles. Como estão as suas vidas. Pergunto pelos filhos, pelas mulheres, pelos maridos, pelos seus hobbies. Do trabalho vou sabendo. Alguns abraçam-me com força, outras sorriem-me com uma sinceridade desarmante.


Sinto-me tão bem perto deles. Tão bem, que parece que nunca cheguei a abandonar o barco. Os auditores cumprimentam-me com carinho, a minha ex-chefe quase que chora quando me vê e me abraça, os meus dois ex-directores gerais falam-me com alguma cerimónia mas genuinamente interessados nas minhas novidades.


Dois colegas cujo nome não poderia revelar (revela-se o milagre mas nunca o santo) elogiaram a minha figura. Disseram-me que se saír significava ficar com este brilho nos olhos e com uma aura de mistério e interesse como a minha também queriam...


Ah, se eles soubessem que o brilho não está nos olhos mas no coração...

1 Paradigma(s) do Outro:

Anónimo disse...

Uma vez disseram-me que "por vezes rimos enquanto por dentro choramos"! Tem o seu "Q" de verdade...

A empresa vai tentar certificações da ISO 9001; ISO 14001 e OHSAS 18001, parece-me que isto deve-te ser familiar...