quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Invicta


Ontem recebi a convocatória por parte da minha Chefe (que digamos também foi apanhada de surpresa), e hoje lá vim eu apagar o fogo!


Às vezes penso como seria tão mais difícil se tivesse que me preocupar com o marido e os filhos que deixo em casa, e da ginástica de planeamento que exigiria esta pequena viagem a trabalho de apenas um dia...


E fico contente honestamente, por não ter de me preocupar com mais do que um simples telefonema à Mãe e outro ao Pai, só para os sossegar e dizer que cheguei bem. Afinal de contas, eles sabem bem que a sua filha tem uma veia de Carlos Sainz..


E desta vez, parece-me que me vou aborrecer com as autoridades. É que, no final das obras de alargamento do troço sul-norte, entre Santarém e Torres Novas, estava um carro da GNR (armadilhado com radar, de certezinha absoluta, e que me caiam os dois dentes da frente se não estou a dizer verdade)...e eu ia a nada mais nada menos que 130 Km/h...ora bem, vamos lá fazer as contas...era uma zona de 80Km/h, "portantos" eu ia a mais 50 Km/h do que devia, pelo que, se não estou em erro, isto é uma "Muito Grave".

Vou ficar sem carta durante uns tempos, parece-me. E pior que isso, a matrícula é de um dos carros da frota da empresa, isto é, vou levar com uma reprimenda do Céu.


Estou frita.


Anyway, isto tudo para dizer que adoro os meus colegas do Porto. Sempre que me vêem chegar pela porta de vidro, ficam em êxtase total. Tratam-me sempre tão bem...o que me leva a pensar que, das duas uma: ou eles são genuinamente boas pessoas ou então eu devo tratá-los nas palminhas. Cá para mim, é um pouco das duas. Não os vejo tratar assim outros colegas de Lisboa e muito menos outros colegas do Porto.


Há que semear para colher...


E hoje, com este dia de sol radioso, vamos almoçar todos "na Praia", como eles dizem. Eu cá diria junto à praia, mas eles gozam comigo...


Esta cidade tem o seu Encanto. Um Encanto luminosamente escuro, de cultura e bom garfo, de loucas saídas à noite e longas passeatas à beira mar, pela zona da Foz.


Torna-se incrívelmente bela quando à nossa visão se junta a paixão imensa por um Portuense e Portista.


Lembro-me tão bem como se fosse hoje, daquilo que senti quando andei 12 Km entre Matosinhos e a Ribeira, em pleno Verão debaixo de um sol impiedoso, e parei para ler as últimas páginas d'"As Intermitências da Morte", acompanhadas por uma imperial e bons tremoços...


Tudo era brilho naquele Douro. E em mim...








1 Paradigma(s) do Outro:

Anónimo disse...

Já tenho saudades desse encanto da cidade do Porto. Já se passaram mais de 2 anos desde a última vez que lá estive. Desde esses 4 dias, de sol em Dezembro, que planeio voltar com o intuito de fotografar a Ribeira. É apaixonante a cor que tem quando temos a sorte de o céu estar limpo. Está complicado conseguir realizar este meu plano…

Bom, espero que tenhas a sorte de não receber a tal missiva, que prevês, remetida pela BT. Mas se receberes, normalmente o que acontece é seres multada e teres pena suspensa por seis meses. Claro, isto se for a primeira vez.

Já para não falar na revolta que é termos de pagar exactamente o mesmo valor de portagem, para não usufruirmos daquilo que na verdade estamos a pagar. Sou mais uma voz defensora de que em troços com obras a tarifa deveria ser ajustada… mas isto é pregar no deserto do nosso justo e belo país democrata.


Espero também que Saramago seja uma partilha de gostos entre nós.