quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ran Out of Gas


Na sexta-feira passada, o meu carro já indicava no computador de bordo "FUEL BAIXO". Mas como no dia anterior, a última vez que o vi, ainda dizia 150 km, não me preocupei.

Dirigia-me eu para a bomba da A2, quando toca o telefone. Era profissional. Continuei a conduzir e a falar ao telemóvel (sim, eu também prevarico). Durante a conversa perfeitamente cordial, sinto o carro a morrer, literalmente, a morrer-me debaixo do pé direito.


- "Oh, Meu Deus, mas ainda faltam 2 km para a bomba. Isto não me vai acontecer!", pensava, enquanto ultimava os pormenores com o autor da chamada telefónica.


Eis se não quando, pouco antes da tabuleta que dizia "Área de Serviço - 1 km", o carro parou. E o telemóvel morreu.


- "Calma! Desligar a chave, sair do carro pela porta da direita, vestir colete e procurar triângulo. Vá, tu consegues!"


Tinha tanta tralha na bagageira que não consegui abrir o compartimento do triângulo. Bom, ali não podia ficar. Peguei em mim e lá fui eu a caminho da bomba pela berma. Apanhei boleia com uma alma caridosa.


As meninas da GALP, cabras, ajudaram tanto como nada.


- Ai, não temos jerricans homologados para venda.

- Então e como é que eu faço para levar gasóleo?

- Só se comprar ali umas garrafas de água.

- Levo 3.

- Ai, os carros a gasóleo são muito maus de pegar. Talvez não consiga.

- E é possível ligar para a Brisa para avisar que o carro está parado só com 4 piscas?

- Sim, levante ali dinheiro que nós trocamos e depois já pode ir à cabine fazer uma chamadinha.


Bom, passadas que estavam as primeiras agruras, lá fui eu encher de gasóleo as garrafas de água (seguríssimas para transportar combustível altamente volátil e inflamável berma fora). Borrei o meu relógio DKNY e Pandora de gasóleo, tanto que, passada uma semana, ainda cheiram a vapores de hidrocarboneto. Devolvi água mineral ao ciclo (foi a única coisa de ambientalmente correcta que fiz nesse dia. Isso e franzir o sobrolho a uns trabalhadores que atearam lume num barril para grelhar a bifana para o almoço).


Pronto, lá fui eu, berma fora sob um sol impiedoso, verti lentamente as garrafas de gasóleo, sentei-me no lugar de condutor e, como quem fala ao cavalo, vá, aos 90 cavalos disse-lhes:


- "Portem-se bem!"


Dei à chave. Nada.

Dei à chave, prolongadamente. Nada.

Dei à chave, segundos que me pareceram horas. Pegou tão timidamente que pensei que tivesse ouvido mal. Confirmei. Ainda respirava.


Dei Graças ao Senhor Meu Deus e lá fui eu toda lampeira até à bomba para atestar.


Desde pequenina que sempre tive o temor a esta situação. Desde pequena que a primeira coisa que olho num carro é o indicador de combustível.


Mais uma vez, o que me lixa sempre é o excesso de confiança.


É claro que à noitinha, só podia mas era ter um ataque de choro. Eu sou assim mesmo. Aguento o tranco estoicamente, mas depois tenho que me vir abaixo.

1 Paradigma(s) do Outro:

mustapha disse...

Que grande filme!

Só por uma vez fiquei "empanado" por falta de gasolina. O computador do meu Mini Morris (o meu primeiro carro) falhou nas suas previsões e lá me deixou a meio caminho da casa da namoradita... Correu mal :-)

Mas lá apareceu um amigo que miraculosamente trazia uma garrafa com... imagina... gasolina.

Belos tempos. Já lá vão uns treze anitos!