terça-feira, 27 de novembro de 2007

Conversas de Café



Ele há conversas de café que têm o condão de mudar a nossa vida. Quer isto dizer que, inexplicavelmente, existem palavras jogadas ao acaso que nos consomem por dentro até que um dia, de tanto a elas retornar, começam a fazer sentido. É a ponta do novelo que se vai puxando e se vai enrolando até formar o novelo. No final, olhando o puzzle construído temos a verdadeira noção of the whole picture.

Hoje dizia-se na mesa do café que penso demais, a propósito de escolhas profissionais. E que aqueles que pensam demais são mais infelizes.

Não estive para contrariar. Na realidade, penso que quem realmente não é feliz é aquele que sente demais. Mas qual é a conta certa? O que é "demais"?

Demais, no dicionário, é um advérbio que significa "além disso"! Mas na vida real, demais é sentirmos que é tanto! Demais é rebentarmos por dentro mas nunca mostrar sequer os sinais de fumo da implosão! Demais, como dizia o meu Vô Zé, é além da conta! Além das matemáticas e racionalidades. Além de nós mesmos. Além do inteligível.

Além...onde parece que posso tocar, onde parece que posso chegar nesta galáxia.

Mas porque é que não chego? Porque é que quanto mais remo mais longe fico do porto? Porque é que pude provar mas não saborear, o pedaço da melhor trufa de chocolate belga, da santola mais carregada de coral, do morango mais carnudo e vermelho, do côco mais suculento, da laranja mais doce e sumarenta do Pomar, da hortelã mais selvagem?

Agora sei.

"It's only when I lose myself to someone else
That I find myself"

1 Paradigma(s) do Outro:

Anónimo disse...

Vim aqui parar!Será que eu estava nesse café? É que me lembro bem dessa conversa e do teu silêncio, sem resposta. Penso, que mais do que a falar de ti, estava a falar de mim!!Beijos. Sofia P.