terça-feira, 6 de setembro de 2011

La France


Daqui a um mês, espero estar apta a escrever vários posts em Francês. Isto, porque comecei ontem a minha odisseia de (re)aprendizagem, na Alliance Française, e digo-vos, "povo di Sucupira", aquilo é difícil, muito difícil. De alguma forma, o ouvir falar alguém durante 2 horas na língua e o não poder responder em Português, desperta coisas adormecidas em nós e, quando vamos a ver, não é que tudo nos flui: ele é vocabulário, ele é tempos verbais...

Parece que nunca nos esquecemos.

Aqui fica um conselho: ponham as vossas crianças, por mais pequenas que sejam, a aprender línguas. Nunca mais se esquece.

K e f a l o n i a


Somos aqueles turistas que gostam de sair do circuito. Gostamos de perder horas ao fim-de-semana a decidir onde vão ser as próximas férias (temos um placard de cortiça com um planisfério e um mapa mais detalhado da Europa, com pins de 4 cores - sítios vistos por ele a branco, sítios vistos por mim a verde, sítios que ambos vimos a vermelho e sítios onde queremos ir a azul), a ver qual é o melhor site para os vôos, o hotel dos nossos sonhos, o passeio maravilha que vamos fazer.

E quase, quase sempre, o destino mete água, e poderá fazê-lo por dois motivos:

Motivo # 1 - Normalmente há uma calamidade, seja política, de saúde pública, catástrofe natural, enfim, uma panóplia de contrariedades que nos faz gostar ainda mais do sítio problemático que escolhemos.

Motivo # 2 - Amamos o Mar. Ponto.

Tinhamos milhas para gastar, mas andamos cansados de fazer muitas horas de vôo e, portanto, decidimos ir a qualquer lado na Europa. De preferência com praia. Epá, assim de repente na nossa mente, praia só há 3 sítios: Itália, Grécia ou Croácia. Ele há mais mas, assim que quisessemos mesmo ir ambos (eu tenho muita curiosidade pela Turquia, mas ele torce o nariz e diz-me "Não se pode confiar nos turcos!").

Ok, vamos lá aumentar o PIB da Grécia, ajudá-los, que daqui a pouco somos nós na mesma situação. E depois, sempre tive verdadeiro fascínio pela mitologia grega. Ah, e por aqueles narizes lindos! Sem falar nos vestidos de "deusa grega"!

Anyway, queremos praia, queremos areia, de preferência branca, e não queremos molhadas de turistas em que temos de esperar décadas para tirar fotos sem que passe ninguém.

Ora pois que escolhemos uma das ilhas do mar jónico. Não, não é Corfu. É mesmo Kefalonia ou Cefalónia, para o Tuga que não, não pode simplesmente adoptar o nome das cidades como se diz na sua língua natal, tem mesmo de inventar. Aparentemente, fomos nós que escolhemos a Kefalonia, mas tivemos o dedo de uma amiga nossa que lá viveu na Grécia um aninho e meio. Ah, e o próprio Onasis tinha uma ilha, Scorpio, ao lado da ilha de Lefkada ou Lêucade. Não sei como se "tem" uma ilha, mas ando a trabalhar para ver se consigo o mesmo...Já referi que Ítaca, a célebre ilha de Ulisses na Odisseia, pertence ao mesmo grupo? Well, now you know.

Foi a melhor coisinha que fizemos. Fomos passear por Atenas, para não dizerem que não fomos à Acrópole (fiquei tão desapontada com o estado de sítio em que o Património da Humanidade chegou), apanhámos o ferry em Patras (uma verdadeira Odisseia foi a viagem de carro entre Atenas e Patras) e durante 3h30 lá estivemos a desfrutar do mar azul escuro e dos salpicos de água salgada até chegarmos a Sami. Não foi comovente chegar a bom porto, estava à espera de outra coisa.

Mas assim que saímos do ferry em direcção a Petani Bay, passámos por umas paisagens escarpadas e solitárias, com breves vislumbres de mar.

Nunca vi um azul tão profundo!

E aqui vos deixo uma fotografia desses vislumbres...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Cura



Metamorfoses sucederam-se: Acção de Graças à borboleta!

Adormecida a latência da escrita, repentinamente, eis que surgiu o bicho feio, peludo e mau que corrói por dentro. E reconhecer, dizem, é o primeiro sinal de cura iminente.

Escrever aqui, sim, porém no reverso:

Alínea a) Custe o que custar - e planeamento é tudo - a ilustração que verão doravante, será de minha inteira responsabilidade. É o meu tempo de antena. Irei pôr a render o meu investimento de Verão: uma semana de imersão com os Grandes Joel Santos e Magali Tarouca na Papa Léguas.

Alínea b) Não prometo regularidade. Sou apologista da Qualidade. Versarei sobre temas actuais, uns primarão pela futilidade, outros nem por isso! Coisas que vejo, que sinto, que penso, que leio, como vos tenho habituado, but with a twist.

Afinal, agora sou Borboleta!