quarta-feira, 30 de abril de 2008

Aniversáriossssssssssssssssssssssssssss


Queria deixar aqui dois Parabéns muito especiais:


Parabéns # 1 - Ao meu lindo sobrinho mai novo, que faz hoje um aninho. Vai haver uma mega festa hoje em casa da Mana, que vai contar com os mais chegados. Vamos ter direito a balões, bolo colorido, jantar em Paz e em Família, com as iguarias que mais gostamos (ou não fossemos todos Algarvios ou arraçados). Tou no xitéx, como diria C. Mais importante ainda é notar as diferenças que o piqueno vai apresentando. Já diz Não, já tem uns mega caracóis na base da nuca, já tem 6 dentinhos com mais uns quantos a caminho, já gatinha quilómetros, já se põe em pé e dança ao som do "tica-tica" que o Avô inventou só para ele. Aguardamos com alguma expectativa o dia em que ele vai caminhar por si. É um menino muito inquieto, alegre e observador. É um anjo quando dorme e um diabinho quando está acordado. E é o Nini da M. O Pirisquinha da Avó. O Cásqui da Mamã. O Fofinho da Tia. Cada uma inventa um nome que quer dizer "o meu mais que tudo". É bonito ver a diversidade de expressões do mesmo sentimento: A-M-O-R Incondicional.


Parabéns # 2 - À minha Mãezinha, que hoje faz 62 anos. Parabéns por ser minha. Parabéns por me ter ensinado a ser. Ser de uma bondade infinita. Ser mesmo que doa. Ser verdade. Ser transparente. Ser luz no caminho dos outros. Parabéns por ter dedicado todos os dias da sua vida a quem mais ama, num sacerdócio abnegado, como quem nada espera a não ser o seu lugar no Céu. Parabéns por ser uma Guerreira capaz de vencer sofirmentos sucessivos e por vezes constantes. Parabéns por ser a minha. Queria, Meu Deus, que vivesses mais que eu. Porque não sei ser num mundo em que não exista um par de braços abertos para me receber a qualquer hora do dia ou da noite, um par de mãos que cuidam e protegem, na saúde ou na doença, um par de olhos bem atentos que me adivinham o mais subtil dos sofrimentos, seja através da garfada que dei a menos, seja através do tempo que me demoro a olhá-la.


Tanta coisa, só para dizer: PARABÉNS! Bem-hajam!
Foto tirada há um ano mais um dia...Flores na Maternidade!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

INDEG/ISCTE


Já posso respirar de alívio: hoje é a última aula que dou.



De facto, tornou-se uma experiência demasiado gratificante para a poder descrever. O ensinar a quem deseja aprender, independentemente da sua (des)motivação inicial, e o verificar que, no final, todos captaram a mensagem, a digeriram, a interpretaram e assimilaram são sensações de uma felicidade tão real...



Oh, não! O bichinho cá ficou...



Cômpto geral: uma dureza extrema, um murro no estômago, mas depois, o partir do muro e o vencer em simpatia. Não vos esquecerei nunca!



É bom saborear a vitória!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A Luna fez 1/2 ano ontem...


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Mudanças - Parte II


Já sei! Já sei! Querem saber mas porque é que raio eu não escrevia nada há tanto tempo, não é?!?!


Pois bem, não que a minha vida seja um autêntico marasmo. Nada disso! De marasmo não tem mesmo nada e, por vezes, sinto que preferia que assim fosse.


Muita água passou debaixo desta ponte, é o que se me oferece dizer.


Apenas uma pequena explicação, para quem não conheceu esse prodígio do Tratamento de Águas que me deu aulas no meu 5º ano de Técnico e que se referia ao caudal como o Caudalão e aos microrganismos que fazem o tratamento secundário como os Bicharocos.


Caudalão #1 - Fui ao veterinário, ou melhor, levei a Luna ao veterinário uma segunda vez e percebi que was just a fling. Nada como uma bela chuvada para acabar com as primaveras que florescem nos nossos corações.


Caudalão # 2 - O bom julgador por si se julga. Decepcionei-me big time com uma amizade que poderia ter sido tão Maior se as pessoas na realidade estivessem a jogar com o baralho todo. Há sempre aquela carta que sai da manga quando menos se espera e nos faz ver que as regras da vida não são iguais para toda a gente. E perdemos. Perdemos tudo naquela aposta por nem todos os players jogarem pelas regras. E como não o fazem, julgam de imediato que os outros são seus semelhantes. Não sou similar, semelhante, igual. Nem nunca o serei. Há uma grande diferença entre mim e o comum dos mortais. Quem teve a sorte e os mecanismos que só um coração saudável e semelhante em bondade descobre, tem em mim uma amiga para a vida. Quem não tem como descobrir, pois que não tem os meios para tal, nunca poderá presumir conhecer-me. Chorei como há muito não chorava, lágirmas de amargura que ninguém merece. Um caudalão.


Caudalão # 3 - Não digam que eu não fui avisando. Quando, pela segunda vez, mudam as minhas funções no trabalho por comunicação de decisão dogmática e irrevogável, torna-se a gota de água que faltava para o caudalão fazer uma torrente e inundar a paciência do Gandhi aqui. Costumo dizer que não dou uma terceira hipótese. E não dou mesmo! Basta a outra face. Chega. Não há uma terceira face, logo, não há uma terceira oportunidade. E, orgulhosa como sou, vou pregar a outro cardume. Um que mereça as pérolas...


Tem sido um processo extremamente atribulado, com avanços de um lado e retrocessos de outro, com telefonemas duros entrecortados pela frieza e má educação da insustentabilidade do dogma, de desobedecer ao Master e merecer punição, cumprir pena, castigo. 2 meses de castigo.


Jamais aceitarei ser só mais uma. Uma moeda de troca. Provei o meu valor desde o primeiro dia em que cá cheguei. Irei prová-lo até ao último segundo. Esta é a minha forma de dar uma estalada de luva branca. Não que o mereçam (Perdoa-lhes, Pai, pois não sabem o que fazem), mas sobretudo porque o faço por e para mim. E se assim sempre for, so help me God, conseguirei sempre dormir um sono tranquilo, repleto dos sonhos de um mundo melhor.


Deus não dorme, citando a minha boa Madrinha de Crisma. Só ele sabe o quanto sofro com a ignorância, pelo que apenas Ele conhece o quanto mereço esta benção.